Logos de Minas Gerais

boa noite e boa sorte

É proibido fumar, diz a canção

Resumo: Alguns relatos sobre o primeiro dia de fiscalização pelo cumprimento da lei anti-fumo em SP e informações sobre os riscos que corremos por ingerir a fumaça do cigarro passivamente.

Extra: Leia a lei anti-fumo e entenda como ela funciona.

 

Como vocês vêm acompanhando neste periódico desde quarta-feira desta semana a lei-anti fumo finalmente entrou em vigor hoje à zero hora. Pelo que assisti no Jornal Hoje já foram multados 5 estabelecimentos dos tantos e tantos que foram fiscalizados pelos fiscais do governo. Estes já foram punidos com a bagatela de quase R$800,00. Ouso dizer que estão sendo temidos mais que os fiscais da Receita. Perdoem-me a piada, não resisti. Resta saber se essa rigorosa fiscalização não ficará mais frouxa com o passar do tempo como foi no caso da lei seca que hoje é menos respeitada do que quando foi lançada, quando havia fiscalização mais intensa.

Informei-me também sobre os problemas que o cigarro causa a quem não fuma. Para começar os fumantes passivos tem 30% a mais de chance de contrair um câncer no pulmão que os que não têm contato com a fumaça nociva do cigarro. Vale lembrar que no rank de doenças causadas e que podem ser prevenidas o fumo passivo ocupa o 3º lugar, perdendo somente para a bebida e o próprio cigarro. É interessante também o fato de que a fumaça que sai da ponta do cigarro não passa pelo filtro do mesmo. Isso nos remete a um coquetel de 3 vezes mais agente tóxicos nocivos à saúde que o fumante passivo absorve. Isso me deu medo.

Boa noite, boa sorte.

 

–> Para quem estiver interessado em conhecer o corpo da lei anti-fumo segue o link: LEI Nº 13.541, DE 7 DE MAIO DE 2009

Anúncios

sexta-feira, 7 agosto 2009 - Posted by | Arquivado

Sorry, the comment form is closed at this time.

%d blogueiros gostam disto: