Logos de Minas Gerais

boa noite e boa sorte

Geitinho brasileiro

Resumo: Cidades do interior de São Paulo já conseguiram se isentar das determinações da lei anti-fumo e apesar dos excelentes resultados da fiscalização divulgados pela secretaria de saúde de SP esse fato se mostra preocupante.

Se bem me lembro foi na terça-feira passada que comecei a tratar da lei anti-fumo nos periódicos do Logos de Minas Gerais. Uma semana depois de começar a acompanhar o caso e quatro dias depois da lei haver entrado em vigor algumas notícias são desanimadoras.

Parece que a Justiça paulista liberou com uma liminar cerca de 3.000 estabelecimentos de cidades do interior (Apiaí, Barra do Chapéu, Barra do Turvo, Bom Sucesso de Itararé, Buri, Capão Bonito, Guapiara, Itaberá, Iporanga, Itapeva, Itararé, Itaoca, Nova Campina, Ribeira, Ribeirão Branco, Ribeirão Grande, Riversul e Taquará) das determinações da lei, isso em menos de sete dias depois de seu início! Isso sem contar a isenção de seis estabelecimentos já multados desde o início da lei na região. Contrapondo essa situação, longe de ser sínica, a Secretaria de Saúde de São Paulo divulgou um balanço ontem que diz que a fiscalização já visitou 3.864 estabelecimentos e dentre esses ao menos 50 já foram multados. Até pareceram-me bons resultados.

Como podem perceber, eu não quero dizer que os resultados são ruins ou que as coisas necessariamente vão mal, longe de mim. Ao menos já temos alguma coisa palpável. O que quero dizer é que é no mínimo estranho tanto rigor com a capital enquanto o interior do estado consegue sair livre dos recursos e dispositivos legais. Até parece que São Paulo é só uma capital e nada mais. Espero sinceramente que isso não vire moda e como eu temia essa lei siga pelos caminhos que seguiu a lei seca, cheia de regalias para quem sabe procurar. Maldito geitinho brasileiro.

Boa noite, boa sorte.

–> No artigo escrito pela Folha de São Paulo não foi deixado claro os reais motivos dessa determinação da Justiça do estado. Para os mais interessados segue o link do artigo com mais detalhes: Justiça libera 3.000 bares e restaurantes da lei antifumo no interior de SP

Anúncios

terça-feira, 11 agosto 2009 - Posted by | Arquivado

Sorry, the comment form is closed at this time.

%d blogueiros gostam disto: