Logos de Minas Gerais

boa noite e boa sorte

Para Eça de Queiroz

Resumo: Algumas palavras inspiradas em um sonho que tive essa noite. Algo me dizia nesse sonho que Eça de Queiroz tinha algo a ver com essas palavras. Palavras da alma, talvez; talvez do coração, talvez não. Vocês dirão. Elas fluiram como um riacho a partir de uma nascente. Espero que gostem, foi curto e preciso.

O dia está chuvoso. E ele pensa nela o tempo todo. Amargas lembranças, abandono, talvez. Dia ruim para se estar vivo, com aquele nó de agonia fechando a garganta, com o pulmão contraído com ares chorosos, com o semblante derrubado como o Muro de Berlim. E ele pensa nela.

É muita chuva caindo lá fora; e ele pensa em si mesmo, em como fora ingênuo, em como fora iludido, em como fora estúpido. Confundira sonhos e aspirações com efêmeros castelinhos de areia, sem sustento algum, que a primeira investida das ondas da realidade são levados ao alto mar.

Não conseguia ele pensar em outro que não fosse si próprio, sofrendo e vendo a chuva cair. Isso por que seu egoísmo não permitiria jamais que ele percebesse o óbvio, que estava diante dos seus olhos;  mal sabia ele que muito distante dali estava ela, que ao contrário dele, não pensava apenas em si mesma, ou somente nele. Pensava nos dois como um só, porém separados, como um corpo sem sua cabeça ou uma árvore sem sua raíz; e mal sabia ele que aquela chuva a qual ele presenciava eram as lágrimas da amada, que  se derramavam pelo céu ao mesmo tempo que por sua doce face. Mal sabia que aquela chuva fora enviada por ela, como mensagem maestral, como  a maior prova de que nunca o esqueceria, como maior sinal de seu amor; como prova de que se lembrava dele, como prova de que tudo passara sim, de um castelo de areia. A chuva caia por causa dela e ela mostrava a ele que toda aquela chuva não passava de parte do imenso oceano de lágrimas que ela já derramara e que, talvez, estivesse por vir.

E ele pensava em si próprio. Cego! Confia, pois, em teu amor.

Ser humano,

Ser imprestável.

Zezzo Dantas. LMG.

Anúncios

sexta-feira, 18 dezembro 2009 - Posted by | Arquivado

Sorry, the comment form is closed at this time.

%d blogueiros gostam disto: